Projeto Ora Pro Nóbis

PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFESSORA ALANIRA BENEDITA DE CARVALHO BRITO. APAE DE INOCÊNCIA - MS
Professores envolvidos: MORALDA, MARIUSA, NEUZIMAR, DULCELINA. Coordenadora DILNA  
Diretora Maria Amélia

A elaboração, divulgação e ações do projeto, acontecerão durante todo o ano letivo de 2014.
Turmas matutino e vespertino:
 ENSINO FUNDAMENTAL I: 2º ano A e B / 3º ano A
“ O conhecimento se constrói buscando, experimentando, vivenciando, articulando-o com a realidade de cada um. Ninguém ensina nada a ninguém, apenas aponta caminhos.”
Márcia Pinheiro
.

JUSTIFICATIVA

Como a escola exerce uma grande influência sobre os educando, contribuindo enormemente para a formação de seus valores, ela representa o lugar ideal para o desenvolvimento de programas de promoção da saúde, como o de Alimentação Saudável e Consciência Ambiental.
Um programa de alimentação saudável implantado na escola não atinge somente os alunos, tendo uma abrangência ampliada, por englobar também os pais e a comunidade. A percepção da escola como um dos espaços para promoção de hábitos alimentares saudáveis é de grande relevância para a promoção de saúde, principalmente quando ela está inserida na construção do conhecimento do cidadão crítico, estimulando-o a assumir atitudes mais saudáveis de viver hoje e no futuro.
Desenvolver a consciência ambiental requer despertar nos educando, a importância do ambiente em que vivemos que deve ser preservado como um tesouro que temos a responsabilidade de guardar, e que não devemos destruir nem desperdiçar. Cuidar do meio ambiente pode ser entendido como mais um dos princípios morais e éticos que devem ser transmitido aos educando para aprenderem a ser responsáveis, cumprirem suas obrigações, respeitarem os mais velhos, tratarem bem a seus semelhantes, não se comportarem de modo agressivo. A melhor forma de educação moral e ética é aquela que é dada pela prática cotidiana.
O convívio escolar é decisivo na aprendizagem de valores sociais e o ambiente escolar é o espaço de atuação mais imediato para os alunos.
Segundo Neidson Rodrigues, a escola
“... não é apenas o local onde se reproduzem os interesses, os valores, a cultura, a ideologia. Também pode influenciar a ideologia, os valores, a ciência, a política e a cultura na sociedade em que está inserida.” Portanto é na escola que começa o processo de transformação da sociedade.

OBJETIVO GERAL

Promover a alimentação saudável junto às crianças, pais e comunidade local. Todas as atividades desenvolvidas na escola visam a modificação do ambiente escolar para estimular a adoção de hábitos alimentares e estilos de vida saudáveis e a prevenir o aumento dos casos de obesidade e de doenças crônico-degenerativas na infância, conseqüências direta de erros alimentares e inatividade física das crianças. Disseminar o conhecimento sobre o ambiente e o convívio do homem neste, com a intenção de ajudar à sua preservação e utilização sustentável dos seus recursos. Oportunizando assim atividades significativas que permitem ao aluno estabelecer relações entre o cotidiano e o científico, o racional e o afetivo, o público e o privado, o individual e o coletivo. Visando a transformação social na comunidade em que está inserido.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Pesquisar e registrar sobre a alimentação da família;
- Buscar informações em diferentes fontes de forma a verificar e comprovar hipóteses feitas sobre o assunto;
- Identificar semelhanças e diferenças entre os hábitos alimentares dos alunos;
- Pesquisar a importância das vitaminas para a saúde;
- Refletir sobre as sua ações diárias em relação a sua saúde, o que engloba cuidado e preservação com o meio ambiente e com a higiene;
- Valorizar o momento reservado à alimentação.
- Valorizar atitudes relacionadas à saúde e ao bem estar individual e coletivo;
- Despertar saberes e valores que possibilitem compreender a realidade social e ecológica na construção da cidadania,
- Possibilitar acesso aos conhecimentos histórico-científicos referentes ao nosso município através da secretaria do meio ambiente.
- Conhecer criticamente o ambiente da região e iniciar ações que possam criar uma consciência ambiental nos moradores locais, nos alunos e nos próprios profissionais da Escola.
- Divulgar, mobilizar, e buscar a participação da comunidade local, poder públicas e a iniciativa privada em prol da preservação da nascente do córrego Laranjal e sua recuperação.
- Mobilizar a comunidade local e o poder público para que se construa a rede de esgoto e a Estação de tratamento do mesmo.

ÁREAS DO CONHECIMENTO/CONTEÚDO

RECURSOS/ESTRATÉGIAS

- Rodinha
- Aula de campo
- Visita orientada
- Cozinha experimental
- Músicas
- Teatro
- Pesquisas em diversas fontes (revistas, livros de receitas infantis, internet, vídeo...)
- Recorte, colagem e modelagem- Desenho livre
- Alfabeto Móvel
- Sucatas
- Jogo das sílabas

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

- Plantio de mudas de "Ora Pronobis" e Moringa
- Produção de mudas de "Ora Pronobis" e Moringa
- Propriedades do "Ora Pronobis" e da Moringa
- Plantio de plantas medicinais produção de mudas
- Propriedades das plantas medicinais
- Conversa e registro (desenhos) sobre a alimentação preferida dos educando;
- Registro dos alimentos mais consumidos na família;
- Identificação de semelhanças e diferenças entre hábitos alimentares dos alunos;
- Construção de charadas que misturem informações sobre formas, cores e tamanhos das frutas, verduras e legumes;
- Construção de jogo da memória a partir de imagens de frutas, verduras e legumes recortadas pelos alunos;
- Identificação de frutas, verduras e legumes através do olfato e tato, utilizando a caixa surpresa;
- Solicitar que cada aluno traga de casa uma fruta, verdura ou legumes e conversar sobre as preferências através da degustação;
- Trabalhar com recorte de frutas, verduras e legumes e pedir que os alunos construam um prato que represente uma alimentação saudável;
- Utilização da horta para plantação das hortaliças de rápido crescimento, plantas medicinais e produzir mudas, fazendo a avaliação semanal com registro;
- Palestra com uma nutricionista;- Preparação e degustação de receitas saudáveis;- Promover pesquisas na internet de figuras e dicas de alimentação saudável;
- Promover concursos de lanches saudáveis;
- Organização de um livro de receitas.
- Palestras para os pais sobre alimentação saudável, consciência ambiental e dignidade humana
- Oficinas de capacitação alimentar
- Entrevistas com moradores do bairro
- Exposição de fotos e vídeos
- Enquetes

AVALIAÇÃO

A avaliação ocorrerá de forma coletiva, com a participação do grupo. Neste momento os alunos se posicionarão sobre os pontos positivos e negativos do projeto, traduzida em relatos expostos na sala em espaço especialmente organizado e também através de relatório organizado pela professora.

PRODUTO FINAL

Finalizaremos o projeto com a elaboração de um livro de receitas contendo algumas receitas com ORA PRO NÓBIS e MORINGA. E distribuição de mudas para a comunidade local. Com um momento de degustação das receitas trabalhadas e apresentação dos trabalhos desenvolvidos.




Dilna Queiroz
coordenadora pedagógica

Pé de Ora Pro Nóbis no vaso.

 Flor da Moringa




 Flor de Ora pro nóbis.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resumo dos fascículos - Pró Letramento Alfabetização e Linguagem.