Unidade 4 - Atividades 3/4/5- Plano de Aula

PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONALCURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC


Turma 06 – Tutora Maria Melo – InocênciaPólo Três Lagoas - MS


Unidade 4 – atividades: 4.3/ 4.4 / 4.5


Alun(o)a: Dilna Aparecida Rufino de QueirozLucimara Andrade DelmondesMaria Amélia Alves Mendes de SouzaMoralda Mariana da SilvaNeuzimar Araújo Magri da CruzSilvana Cristina Soares


VIVENDO A EXPERIÊNCIA TEATRAL: SONHEI COM UM BRASIL MELHOR!


Autores: Dilna Aparecida Rufino de Queiroz, Lucimara Andrade Delmondes, Maria Amélia Alves Mendes de Souza, Moralda Mariana da Silva, Neuzimar Araújo Magri da Cruz e Silvana Cristina Soares.


Inocência – MSCentro de Educação Profa Alanira Benedita de Carvalho Brito.


Estrutura CurricularModalidade / Nível de Componente Tema Ensino Curricular


Ensino Fundamental Inicial Artes Teatro: Como vivenciar a experiênciados jogos teatrais.


Ensino Fundamental Inicial Artes Teatro: Teatro como compreensão erepresentação da realidade.


Dados da Aula.


O que o aluno poderá aprender com essa aula.


Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental poderão vivenciar a experiência dos jogos teatrais, uma vez que o ato de dramatizar está potencialmente contido em cada um, como uma necessidade de compreender e representar uma realidade. O teatro é, por excelência, a arte do homem; exigindo dele sua presença de forma completa: corpo, fala, gesto; manifestando a necessidade de expressão e comunicação. Fazer uma reflexão sobre os problemas sociais do país.


Duração das atividades


Cinco aulas de 50 minutos cada.


Conhecimentos prévios.


Os alunos precisam ter conhecimentos sobre o teatro, tais como: espaços do teatro, funções desses espaços, personagens, características dos personagens, trabalho em grupo, expressão corporal. Esses conhecimentos serão repassados para os alunos, através do ensaio, pois já são familiarizados com o teatro, assistindo apresentações de peças teatrais.


Estratégias e recursos da aula.


1º momento:Audição e estudo da letra da música: Sonhei (Wagner Roberto). Reflexão sobre os questionamentos apresentados na letra: Qual é o país do nosso sonho?


2º momento:Confecção dos espaços do teatro pelos próprios alunos, através de recorte e colagem: O Brasil que a gente não quer e o Brasil que a gente sonha, e realizar a montagem do painel de fundo. No próximo cenário, montagem de um painel com cenas de violência e um mosaico da Bandeira do Brasil.


3º momento:Ensaio para definir os personagens e as características de cada um.


4º momento:Os alunos representarão. Com a música de fundo, os alunos inicialmente encontram-se em um cenário de violência (o Brasil que a gente não quer) e encenarão vários aspectos de violência como: crianças na rua, mendigos, alcoolismo, drogas etc. A seguir aparece um anjo que os salva ( o Brasil que a gente sonha) levando-os para um cenário com mesa farta para todos os brasileiros e mensagens de otimismo: esperança, fé, igualdade, amor, justiça, paz, felicidade etc.Todo esse processo deve ser filmado e fotografado, para registro em slides e montagem de um filme que será apresentado para todos os alunos. Finalizando, serão acrescidos ao trabalho, depoimentos dos alunos sobre o projeto.


Recursos Complementares.Música: Sonhei de Wagner Roberto.http://cantinholudicodagre.blogspot.comManual de arte educação. Uma dinâmica para o desenvolvimento. Um olhar especial. Federação Nacional das APAES. Brasília 1999.


Avaliação


Ao final destas aulas, o professor deverá perceber se os alunos conseguiram:• Participar da vivência dos jogos teatrais.• Articular entre as expressões corporal, plástica e sonora.• Registrar as vivências realizadas através de atividades e filmagem (entrevista).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resumo dos fascículos - Pró Letramento Alfabetização e Linguagem.

Projeto Ora Pro Nóbis