Unidade I - Atividade 7

Pesquisa de Projeto


Turma 06 – Tutora Maria Melo – Inocência
Pólo Três Lagoas - MS
Unidade 1 – atividade 7
Alun(o)a: Dilna Aparecida Rufino de Queiroz
Pesquisa encontrada na internet no www.educarede.org.br.

Professora: Renata Furtado Horta.
Disciplina que leciona: Matemática. Escola: EE Professora Júlia Kubitschek. Cidade/estado: Passos (MG).
N° de alunos: 20 alunos do ensino médio.
Duração: um bimestre.


Buscando Novos Horizontes.

A inclusão digital é importante porque, sem ela, o aluno concluirá o Ensino Médio despreparado para a vida. A escola deve, portanto, conduzir, orientar e oferecer subsídios ao aluno para que ele possa ter sucesso na vida profissional (e até mesmo pessoal), sem perder de vista que o mundo de hoje exige pessoas atualizadas e dinâmicas. Quem não souber usar o computador – ou mesmo o terminal de um banco – terá muita dificuldade para viver nessa sociedade. Por isso, esse projeto privilegiou a aprendizagem das tecnologias e estimulou entre os alunos a produção de conteúdo e de sites. Objetivos

• Despertar o interesse do aluno por coisas novas. • Conhecer a plataforma Linux e seus aplicativos. • Contribuir para o letramento digital do educando. • Estimular o aluno para a pesquisa. • Capacitar o aluno para o trabalho.
Portais e ferramentas da Internet utilizados
Terra, Matemática, Iguinho, Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, Ministério da Educação, Pro uni, Enem, OBM, Português, CDCC, USP, Biologia - Wikipedia, Brasil Escola, UOL Vestibular, Dolce Gabbana, Prada, Chanel, BMI, Dance Age
Demais recursos utilizados na sala de informática Máquina fotográfica, notebook, data show, quadro negro, giz, folhas de exercícios.
Conteúdos trabalhadosLíngua Portuguesa, Inglês, Matemática, História, Biologia, Geografia, Artes, Música, Moda, HTML.
Parcerias do projetoTécnico da SER, diretor, vice-diretora, supervisora, professores, secretaria e a auxiliar de limpeza da escola.
MetodologiaAntes• Pré-inscrição para verificar o nível de conhecimento dos alunos em informática e disponibilidade de horário para montar o curso, ocorrido no contra-turno.• Cópia do material a ser usado pelos alunos durante o curso.• Preparo das aulas.
Durante
• Apresentação do Linux-Metasys e seus aplicativos. • Uso do editor de textos (fontes, cor da fonte, pincel de estilo, localizar e substituir, inserir figuras, salvar em PDF e salvar com senha).• Editor de planilhas (fazer tabelas, mesclar linhas, colunas).• Gymp - editor de imagens (modificar imagens, colocar efeitos de luz, borra de café e outras funções).• Impress - apresentação de slides (criar slides, inserir figuras, animação).• Criação de e-mail.• Pesquisa de textos e imagens no Google.• Visita ao Orkut e utilização de MSN e Skype para verificação do código fonte e criação das páginas.
• HTML (cabeça da página, título, corpo, cor de fundo ou imagem de fundo, cor, tamanho da fonte, parágrafos, linhas horizontais, texto correndo ou piscando, tabelas, listas numeradas e não-numeradas, inserir imagens, gifs, bordas, links, links em imagem, botões, frame set, linguagem Java script, formulários, hospedagem). • Criação de páginas e pesquisas.

Depois
Os alunos descobriram o prazer pela pesquisa em várias áreas do conhecimento, aprenderam com mais facilidade devido ao interesse pela informática, ampliaram o letramento digital e desenvolveram o lado criativo com limites e responsabilidade.

Obs.: Os sites aqui indicados foram visitados em 14/01/2008.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resumo dos fascículos - Pró Letramento Alfabetização e Linguagem.

Projeto Ora Pro Nóbis